"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas...Continuarei a escrever" - Clarisse Lispector

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bons livros





Eu sei por que as pessoas lêem. É para fugir de seus mundos, das tristezas, das angústias, da solidão. Esquecer da realidade miserável e provar da ficção doce, quente e aconchegante; esquecer da rotina bruta e participar de viagens empolgantes; esquecer do vazio no amor e apaixonar-se por personagens que, apesar de não serem reais, tornam-se vivos a partir do momento em que os acolhemos.

Também servem para isso os filmes, jogos e programas de TV, mas não tão bem como um bom livro. Não, nada se compara a ter em mãos um bom livro, abri-lo, sentir a textura das folhas de papel, seu cheiro, e devorar as palavras lentamente, deliciando-se com cada pequena frase e passagem, cada construção diferenciada e imagem descrita. Um bom livro é feito para ler-se numa manhã fresca, numa tarde de ócio ou numa madrugada chuvosa, encostado nos travesseiros com apenas um fiapo de luz da cabeceira da cama, até o sono chegar e aninhar-se em seus olhos, que aos poucos vão fechando enquanto você luta para terminar mais um capítulo, e por fim vencem seus esforços. Então, ao adormecer, você sonha com os personagens, com seus novos amigos, e com um mundo melhor.

3 comentários:

  1. Nossa que lindo disse tudo adorei... realmente lemos pra fugir do mundo. Já estou te seguindo se puder me faça uma visitinha. ficarei muito feliz!!!
    http://simplismenteedanny.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Incrível... Acredito que alguém só tenha a capacidade de escrever dessa maneira sobre livros é alguém apaixonada por eles. Fico contente de te dizer (talvez você já saiba) que eu compartilho dessa paixão com você. Preciso de contar da minha mais nova aquisição... Acho que você vai gostar! beijinhos, Ni!

    ResponderExcluir