"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas...Continuarei a escrever" - Clarisse Lispector

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Direito



Direito



Uma vez, um amigo importante me disse algo que nunca esquecerei. “Seu sorriso tem o poder de trazer alegria a todos a sua volta”, ele afirmou. Eu acreditei, e ainda acredito.

Sorrisos... Sorrir o tempo todo foi uma filosofia de vida minha, por muito tempo. Alegre ou triste, ferida ou não, sorria sempre. Nunca foi muito difícil, às vezes o aperto no peito parecia clamar ultrajado, mas eu sempre aguentei. E assim, com essa energia positiva, atrai coisas boas para mim.

Mas... Nem tudo é tão simples. E guardar sentimentos pode ter consequências catastróficas.

Eu comecei a me ver perdida. Porém, outra pessoa importante para mim me deu um sábio conselho – “Você pode ficar triste também. Ninguém consegue ser apenas feliz o tempo todo... Quando precisar, fique triste, chore, não mostre seu sorriso. E quando isso acontecer, eu estarei do seu lado para te ajudar, prometo”.

Sábio conselho, de uma pessoa que infelizmente não tem confiança nenhuma em si mesma. Mas esse alguém me deixou... Apesar da promessa não ter sido cumprida, essas palavras eu deixo bem gravadas.

Eu o escutei, e agora estou dando uma chance para minha tristeza. Estou cansada... Cansada de o tempo todo fingir. O sorriso não mais surge, nem o falso, muito menos o verdadeiro.

O irônico é que eu sorri para ajudar os outros a minha volta, sempre que precisaram.
Perdoei várias vezes, e fui compreensiva, pois em momentos de raiva não temos consciência do que dizemos. Mas agora, quando eu resolvo mostrar minha fraqueza, se eu tinha sequer uma leve esperança de que fariam o mesmo por mim, esta já desapareceu.

Quem quer ficar próximo de alguém com a face tão fechada? Agradável era a minha companhia quando eu sorria. E só... Lembro-me de sábias palavras de outro alguém, “Você não pode esperar que os outros se esforcem como você”. É, já entendi...

Não sorrir é... Frio. Congelante. Assustador. E no entanto, não tenho mais vontade nenhuma de forçá-lo. Todos têm o direito de ficar triste...

2 comentários:

  1. Ju, às vezes eu tenho vontade de chorar. Só de chorar. Não quero e não preciso que as pessoas me digam coisas pra me consolar. Eu só PRECISO chorar com os braços de alguém ao meu redor. E você tem todo o direito de ficar assim, garanto que eu sou a pessoa que mais te entende nesse aspecto (mais pra frente você vai entender o por quê). Se quiser conversar... Meu, eu tô aqui. Estamos todos aqui. E se não quiser conversar, estamos aqui também! Você sabe que eu adoro dar abraços nas pessoas e fazer cafuné, certo? Só lembre-se de uma coisa: você não é a feita de ferro, e as pessoas não tem o direito de te julgar por isso. Ok? :)

    ResponderExcluir
  2. Júlia, veja bem. Quando você faz cara feia é porque algo está errado e precisa de ajuda. O problema é que você está recusando toda e qualquer ajuda que eu tento te dar. De que adianta você clamar por ajuda e... Quando os outros vêm te ajudar você vira as costas? Eu realmente não entendo.

    ResponderExcluir